Conceitos de comunicação
Uma das áreas da comunicação é a de Relações Públicas, o profissional de RP, por exemplo, pode trabalhar como assessor de imprensa de determinado político, aconselhando quanto a atitudes e ações e cuidando da sua imagem.
A comunicação é um fenômeno que precisa de pelo menos duas pessoas para ocorrer, portanto tornou-se também um fenômeno social. A faculdade é um exemplo disso. Na FAMECOS, por exemplo, conseguimos identificar diversos grupos, porém a maioria dos alunos se conhece e eventualmente troca algum tipo de informação.
Formas Simbólicas: As formas simbólicas são ações, manifestações, textos de televisão e obras de arte que tem por objetivo passar uma mensagem, expressar aquilo que pretende.
Meios de Comunicação de Massa: Os veículos de comunicação de massa são desde o jornal, o rádio, a revista, até hoje em dia a Internet. Aliás, quase principalmente a rede. As pessoas passam boa parte do seu tempo online, tanto em casa quanto no trabalho, o que acabou fazendo da internet um dos principais meios de comunicação de massa.
Comunicação de Massa: Busca divulgar uma mensagem para um ou mais receptores, quanto mais pessoas atingir, melhor. No caso da Publicidade podemos constatar que uma propaganda exibida na televisão às nove horas da noite atingirá um número muito maior de pessoas.
A Escola de Frankfurt: Pensadores e cientistas dedicados ao estudo da mídia. Adorno e Horkheimer criaram o conceito de Indústria Cultural, que se refere à conversão da cultura em mercadoria. Nas sociedades capitalistas a população é estimulada a se engajar em projetos sociais através do consumo. A cultura é produzida visando o lucro.
Atualmente diversos programas de televisão, principalmente os de auditório, não têm conteúdo, são simplesmente para satisfazer um determinado público e aguçar sua vontade de