O CONCEITO DE COMUNICAÇÃO E SEUS ELEMENTOS
CURSO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS - DIREITO
O CONCEITO DE COMUNICAÇÃO E SEUS ELEMENTOS
NOME ALUNO
PROFESSORA MSc. FULANA DE TAL
Metodologia científica
Cidade - SP
2008
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
1 O CONCEITO DE COMUNICAÇÃO E SEUS ELEMENTOS 04
CONCLUSÃO 06
REFERENCIAS 07
INTRODUÇÃO
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste trabalho uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.
1 CONCEITO DE COMUNICAÇÃO E SEUS ELEMENTOS
A comunicação nasceu provavelmente de uma necessidade do ser humano, cada palavra, cadê gesto é uma ação comunicativa, assim como é comunicação cada página de livro, de jornal, cada som de rádio ou TV. Comunicação é convivência é colocar em comum idéias e experiências. O objetivo da comunicação é o entendimento entre os homens. Se o receptor (quem recebe) não é capaz de compreender o que foi dito, a comunicação deixa de existir.
A comunicação do significado não quer dizer necessariamente acordo. Pode-se compreender uma idéia sem concordar. O silêncio é um dos mais notáveis instrumentos de comunicação, significa que no mundo da comunicação, o silêncio comunica (quem cala consente).
A comunicação possui alguns elementos básicos:
1. O transmissor
2. O receptor
3. A mensagem
4. O meio
1. O transmissor: A comunicação humana exige a participação de, no mínimo, duas pessoas: transmissor e o receptor.
2. O receptor: É a pessoa que recebe a mensagem, a pessoa a quem a mensagem é dirigida e que vai interpretar a mensagem em termos pessoais.
3. A mensagem: É aquilo que se