CONCEITO DE COMUNICAÇÃO
Esta disciplina visa introduzir as diferentes formas de se expressar e a importância do reconhecimento da linguagem para a realização da comunicação clara, seja ela oral ou escrita.
COMUNICAÇÃO
A comunicação vai além das palavras escritas ou faladas. A raiz da palavra comunicação tem a ver diretamente com o fato de tornar algo comum ou compreensível. Comunicar é uma tarefa mais ampla e que envolve, também, os gestos, as imagens e a própria ausência de palavras em determinadas situações. Faz parte do comunicar, o entender.
Uma comunicação eficiente pressupõe:
- convicção do que se vai dizer,
- importância que há em dizer,
- domínio do dizer.
LINGUAGEM
É a representação do pensamento por meio de sinais, os quais permitem a comunicação e interação entre as pessoas. É um fato universal, pois abrange todos os seres; é através da linguagem que os homens se comunicam e expressam seus sentimentos, suas emoções. Existem vários tipos de linguagens, veja:
TIPOS DE LINGUAGEM
Sempre que nos comunicamos com alguém utilizamos dois tipos de linguagem: Linguagem verbal e não verbal. A linguagem verbal compõe-se de palavras e frases. A linguagem não verbal é constituída pelos outros elementos envolvidos na comunicação, a saber: gestos, tom de voz, postura corporal, etc. Que ninguém duvide do poder da linguagem não verbal. Se uma pessoa lhe diz que está muito feliz, mas sua voz é baixa, seus ombros estão caídos, o rosto inexpressivo, em qual mensagem você acredita? Na que ouviu ou na que viu? A esta discrepância entre a linguagem verbal e não verbal damos o nome de incongruência. Portanto, uma pessoa incongruente em determinado aspecto diz uma coisa e expressa outra diferente através de seus gestos, postura, voz, etc.