Trabalho teorias da adm
Relataremos o surgimento das teorias com base na teoria clássica, destacaremos suas mudanças de acordo com a evolução das organizações mostrando seus principais criadores e suas ideias, como elas sofreram modificações no mundo moderno e como algumas ainda continuam sendo utilizadas na atualidade.
TEORIA CLÁSSICA
A Teoria clássica da Administração foi idealizada pelo engenheiro francês HENRI FAYOL, no inicio da década de 1910, tinha como ênfase na estrutura organizacional da instituição, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência.
FAYOL. Fez uma divisão basicamente que toda empresa pode ser dividida em seis grupos de funções. * Funções Comerciais: relacionadas com a compra e venda. * Funções Financeiras: relacionadas com a procura e gerência de capitais. * Funções de segurança: relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas. * Funções contábeis: relacionadas com os inventários, registros, balanços e estatísticas. * Funções administrativas: relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas.
Para poder deixar as estas funções mais claras Fayol definiu também cinco ato de administrar. * Prever: Visualizar o futuro e traçar o programa. * Organizar: Constituir o duplo organismo da empresa, material e social. * Comandar/Dirigir: é orientar o pessoal. * Coordenar: Ligar, unir, harmonizar, todos os aspectos e esforços coletivos. * Controlar: Verificar que tudo corre de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
Diferente dessas funções, hoje se usa apenas: Planejar, Organizar, Dirigir ou Executar e controlar. (no lugar de Comandar e Coordenar) Uniram-se essas duas funções porque o objetivo é o mesmo.
Foi criado quatorze PRINCIPIOS BASICÓS, também com intuito de melhorar cada vez mais. 1. Divisão do trabalho: Especialização dos