Conceitos Centrais de Gestão Organizacional
Introdução
Estabelecer um relacionamento entre as partes de uma organização é outra importante função, pois, sendo ela um sistema, é necessário que haja coordenação entre as partes com um objetivo bem definido.
Mas o que é uma organização? Organização é uma entidade constituída de pessoas e objetos com um objetivo. Ela pode ser lucrativa ou não lucrativa.
Empresa é uma organização lucrativa. A palavra organização também tem outro significado. É aquele que você já sabe: organizar no sentido de arrumar, colocar em ordem etc. Dessa forma, organização será vista nesta aula como uma função administrativa.
1. Estrutura Organizacional
Estrutura organizacional dentro de uma organização esclarece papéis de empregados, facilita a comunicação e estabelece uma cadeia de responsabilidade de ajudar a determinar os pontos fortes e fracos. Antes de determinar se sua estrutura organizacional deve ser vertical ou horizontal, é preciso entender as diferenças entre as duas estruturas. Implementação da estrutura organizacional correta é fundamental para maximizar a produtividade da equipe.
Definição
A organização vertical é aquele que tem uma pirâmide olhar, quando traçado em papel. No topo está o presidente da empresa ou CEO, e então cada divisão é composta de uma série de quadros médios e supervisores que são responsáveis por vários departamentos. Esta é muitas vezes referida como uma organização "de altura". A estrutura horizontal é um sem gerência média em que os funcionários são amplamente autorizados a fazer os seus próprios dia-a-dia de decisões operacionais. Grandes grupos de funcionários relatam frequentemente a apenas um gerente. É também chamado de uma organização "flat".
Tomada de decisão
As estruturas verticais e horizontais têm maneiras muito diferentes de tomada de decisões. Em uma organização vertical, as decisões vêm de gestão pela hierarquia para os funcionários. Os funcionários recebem um conjunto de diretrizes