A Pintura
Os vários tipos de Pintura
Som e Imagem
História de Artes
João Pedro Coelho
Pintura Barroca
A pintura barroca é uma pintura realista, concentrada nos retratos no interior das casas, nas paisagens nas naturezas mortas e nas cenas populares (barroco holandês). A arte barroca surgiu na Itália, mas não demorou a espalhar-se para outros países da Europa como: a Holanda, Bélgica, França e a Espanha e países do Continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.
Visivelmente ligada ao catolicismo os artistas eram estimulados a pintar cenas religiosas e santos, a arte barroca evoca a religião em cada detalhe: o altar, geralmente de madeira, expões ricos ornamentos espirais ou florais e é todo feito com figuras de anjos e imagens sacras revestidas de uma fina película de ouro. Santos em relevo se espalham pelas capelas da nave central, e o teto, coberto por uma pintura realista, representa geralmente um céu em perspetiva, que aumenta a sensação de profundidade no ambiente.
Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero. As obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano.
Segundo Silva, “A arte barroca procura comover intensamente o espectador. Nesse sentido, a Igreja converte-se numa espécie de espaço cênico, num teatro sacro onde são encenados os dramas”.
Sobre a pintura barroca, podemos concluir que este estilo está basicamente voltado para a religiosidade, é uma arte muito rica e fascinante, que é caracterizada por dar prioridade ao detalhe, por tentar transmitir uma sensação de sagrado, utilizando o uso da estética para atrair a fé, e demonstra a emoção do povo e de toda a sociedade em geral da época.
Um grande artista que marcou a arte barroca foi o conhecido Michelangelo Merisi da Caravaggio, pintor que usou sempre os mesmos recursos: cenas em primeiro plano para provocar envolvimento emocional, fundo