lampadas
FACISA - FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: CONFORTO AMBIENTAL II
LÂMPADAS
CAMPINA GRANDE- PB - 2014
LÂMPADAS DE DESCARGA
A luz é produzida pela descarga de gás que ocorre em um tubo de arco entre dois eletrodos após a ignição. A condutividade elétrica é estabelecida pelos componentes de enchimento ionizados. Os eletrodos são alimentados em um vaso de descarga completamente vedado.
Durante a descarga de gás, os aditivos (haletos metálicos) e o mercúrio são excitados pelo fluxo da corrente e emitem a energia de excitação em forma de sua radiação característica. A mistura dos diferentes componentes de radiação produz a temperatura de cor e as propriedades de reprodução de cor desejadas. O mercúrio é completamente vaporizado no estado de operação.
Lâmpadas de Descarga podem ser de vários tipos: fluorescentes, vapor de sódio, vapor metálico, vapor de mercúrio, multivapor metálico, luz mista, luz neon...
Indicada para lugares onde objetos e produtos são expostos, como vitrines e interiores de grandes lojas, e onde o brilho e a vida longa são importantes, como fábricas, estádios e iluminação de ruas.
EFICIÊNCIA A eficiência luminosa das lâmpadas de descarga variam de 36 lm/W aos 60 lm/W.
VIDA ÚTIL
As lâmpadas de descarga possuem vida útil de 3000 a 20000 horas de funcionamento.
ÍNDICE DE REPRODUÇÃO DE CORES
As lâmpadas de descarga possuem um índice de reprodução de cores de 80% a 90%.
TEMPERATURA DE COR
As lâmpadas de descarga possuem temperatura de cor na faixa de 3000 a 6000K.
LÂMPADAS DE LED
LED (Lighting Emitted Diodes) é um diodo que quando energizado emite luz visível aos olhos humanos. Os LEDs são componentes eletrônicos que geram luz com baixo consumo de energia.
Existem dois tipos de LEDs:
Baixa Potência: utilizados para sinalização.