Conceitos básicos handebol
Por - Jorge Dorfman Knijnik2 – jk@usp.br
REFERÊNCIA KNIJNIK, Jorge Dorfman. Conceitos básicos para a elaboração de estratégias de ensino e aprendizagem na iniciação à prática do handebol. Revista Ludens – Ciências do Desporto, Lisboa, 2004, p. 75-81.
1
Este texto é parte do livro “Ensinando Handebol - um programa para estudantes universitários de educação física e esporte”, a ser lançado em breve pelo autor.
Docente da Universidade de São Paulo (Brasil) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie; autor de A mulher brasileira e o esporte: seu corpo, sua história, e co-organizador de O mundo psicossocial da mulher no esporte: comportamento, gênero, desempenho (Editora Aleph, 2004). Técnico de handebol e diretor de comunicação da Federação Paulista de Handebol, já foi supervisor da seleção brasileira feminina de handebol (categoria cadete).
2
2
CONCEITOS BÁSICOS PARA A ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA INICIAÇÃO À PRÁTICA DO HANDEBOL.
Por Jorge Dorfman Knijnik
1. INTRODUÇÃO O handebol é um dos jogos coletivos mais disputados em nível escolar em São Paulo e mesmo no Brasil. É enorme a quantidade de estudantes e de equipes de ambos os sexos inscritas em qualquer torneio que contemple esta modalidade. Seja em uma disputa interna de uma escola, ou mesmo em uma olimpíada interescolar, até atingirmos os Jogos da Juventude (competição nacional que abarca equipes com jovens até dezesseis anos completos, de todos os estados da federação) e os Jogos Universitários Brasileiros, a modalidade está sempre entre as mais disputadas e concorridas. O handebol é um jogo muito simples de se começar a jogar3. Os seus gestos técnicos requerem a combinação de algumas habilidades motoras fundamentais - andar, correr, saltar, quicar a bola, arremessar, receber - que são muito empregadas no cotidiano, tanto na forma de jogos de