Educa;ao fisica
O handebol é um esporte que vem crescendo nas escolas de São Paulo e até mesmo no Brasil. É grande o numero de estudantes de até 16 anos inscritos em torneios que comtemplem essa modalidade.
Os gestos técnicos que combinam algumas habilidades motoras fundamentais ( andar, correr, saltar, quicar a bola, arremessar, receber) fazem do handebol um jogo muito simples de se começar a jogar, além de suas regras básicas serem muito claras e de rápida apreensão pelas crianças.
RECOMENDAÇOES PARA A INICIAÇAO
O fato de o handebol ser, de certa forma, um jogo fácil de aprender, não faz que suas atividades iniciais sejam desconsideradas. O processo de inicio de aprendizagem deve ser extremamente planejado, e embasado em conceitos básicos sólidos para que a criança consiga desenvolver ao máximo seu potencial.
O processo de ensino-aprendizagem deve estar voltado para o conhecimento dos aspectos básicos e mais gerais da modalidade buscando atividades concretas e muito próximas do jogo. É recomendado que esse processo seja feito em um clima de absoluta lucidez; tudo deve ser feito de maneira que a criança sinta prazer em praticar o esporte, para que assim ela aprenda mais rápido. A alegria de estar brincando junto com amigos, o próprio processo de socialização decorrente do esporte, devem ser partes centrais dessa fase de iniciação.
CONCEITOS BASICOS PARA INICIAÇAO
Para embasar a pratica de processos de ensino-aprendizagem na iniciação do handebol, são aplicados três conceitos básicos:
1° Atividades de oposição
2° Automatismos inconscientes
3° Jogar para aprender
O primeiro tem como objetivo ensinar a criança a se acostumar com a presença dos adversários, já que o handebol é um esporte coletivo onde duas equipes se enfrentam.
O segundo tem o objetivo de sistematizar os gestos técnicos, dando a criança o domínio inconsciente do movimento, o que implica desta forma, realizar