Mecanica
Medida Experimental de Temperatura
Aluno: Raphael Marinho Lomonaco Neto Curso: EME Turma: P1 Professor: Dr. Vladimir R. M. Cobas
Universidade Federal de Itajubá IEM – Instituto de Engenharia Mecânica EME 503 – Termodinâmica I LEM/LMT
Introdução Teórica
Este relatório tem por função relatar o primeiro ensaio de EME 503, intitulado Medida Experimental de Temperatura, introduzindo de forma teórica o assunto, exemplificando e avaliando fórmulas e cálculos de acordo com os dados colhidos no ensaio.
Objetivos
Os objetivos esperados neste ensaio eram: • Apresentar os diversos tipos de termômetros no laboratório; • Apresentar um trabalho de pesquisa sobre os diversos medidores de temperatura, apontando faixa de uso, tipos de aplicação, precisão, etc; • Fazer medição de temperatura ambiente ou de um dispositivo (objeto) com o uso de diferentes termômetros.
Desenvolvimento Teórico Termometria
Temperatura Do ponto de vista prático, temperatura é o potencial que causa fluxo de energia na forma de calor. Diversos pesquisadores descobriram ou criaram diferentes escalas de temperatura para operar máquinas, medir em uma escala conveniente de acordo com uma pesquisa específica, etc. A termometria é a ciência que estuda as conversões, criações de temperatura, a partir de uma ênfase na transferência de calor de um objeto ou transformação. De modo geral, é o estudo do comportamento termométrico das substâncias. Escalas Termométricas Escalas Termométricas Relativas: Quando as escalas termométricas são estabelecidas de forma arbitrária, ou seja,atribuindo valores arbitrários aos pontos fixos, são denominadas escalas relativas. Logicamente, podem ser criadas uma infinidade de escalas relativas, conforme os números associados aos ponto fixos, obtendo-se para elas as mais diversas equações termométricas.As escalas relativas mais usuais são a Escala Celsius (°C), utilizada em