Economia
Um conjunto de átomos com as mesmas propriedades químicas constitui um elemento químico, as substâncias, que são classificadas em:
Substâncias puras são aquelas formadas por apenas uma variedade de molécula.
Ou seja, todas as moléculas são iguais. Por conta disso, possuem ponto de fusão, solidificação, ponto de ebulição constante, e sua composição é bem definida.
Substância pura simples
As substâncias puras simples são formadas por apenas um elemento químico. Por exemplo, o gás Nitrogênio é composto apenas por átomos N: Outros exemplos: o gás ozônio é formado por 3 átomos de oxigênio (O3), portanto é uma substância pura simples. Como também o gás hélio, cujas moléculas contêm um único átomo de He.
É muito difícil encontrar substâncias puras livres na natureza. Em geral, elas são produzidas em laboratório, por processos de fracionamento de misturas ou métodos de purificação.
Substância pura composta
Já as substâncias puras compostas podem ter vários elementos químicos diferentes na mesma molécula.
Por exemplo, a água pura contém apenas moléculas H2O, mas como sabemos, é formada pelos elementos químicos Hidrogênio e Oxigênio: Outros exemplos: Monóxido de Carbono (CO), Cloreto de Sódio (NaCl), Ácido Sulfúrico (H2SO4), Sulfeto de Hidrogênio (H2S)
Mistura
A Mistura é constituída por duas ou mais substâncias puras, sejam elas simples ou compostas. As proporções entre os constituintes de uma mistura podem ser alterados por processos químicos, como a destilação. Todas as substâncias que compartilham um mesmo sistema, portanto, constituem uma mistura. Não se pode, entretanto, confundir misturar com dissolver. Água e óleo, por exemplo, misturam-se mas não se dissolvem. Isso torna o sistema água + óleo uma mistura, não uma solução.
Classificação das misturas
As misturas podem ser classificadas em homogêneas (homo: igual) e heterogêneas (hetero: diferente).
Misturas heterogêneas
Uma mistura é composta heterogênea quando apresenta