conceitos biossegurança
SAÚDE E DOENÇA Os conceitos de Saúde e de Doença são analisados em sua evolução histórica e em seu relacionamento com o contexto cultural, social, político e econômico, evidenciando a evolução da experiência humana. Saúde não representa a mesma coisa para todas as pessoas. Dependerá da época, do lugar e da classe social. Dependerá de valores individuais, das concepções científicas, religiosas e filosóficas de um povo, de uma sociedade. O mesmo, aliás, pode ser dito das doenças. Aquilo que é considerado doença varia muito. Houve época em que masturbação era considerada uma conduta patológica e era tratada por dieta e pela imobilização do “paciente”. A doença era sinal de desobediência ao mandamento divino. A enfermidade proclamava o pecado, quase sempre em forma visível, como no caso da lepra. Para a cura devia-se fazer oferenda aos deuses.
SAÚDE
O conceito da OMS, divulgado na Carta de Princípios de 7 de abril de 1948 (desde então o Dia Mundial da Saúde), diz: que “Saúde é o estado do mais completo bem-estar físico, social e mental (espiritual) do indivíduo, assim como o meio ambiente em que ele vive e não apenas a ausência de enfermidade”.
DOENÇA
Não é somente a ausência de Saúde. É quando há o desequilíbrio entre os mecanismos de defesa e de adaptação do organismo, causando-lhe um mal, uma injúria ou uma lesão.
Emergência: toda situação onde há risco imediato de morte.
Urgência: toda situação em que não há risco imediato de morte.
Observação: se tiver dúvida, trate como Emergência.
Atendimento de Emergência: aquele prestado de imediato, geralmente no local da ocorrência, contanto que esse não seja em ambiente hospitalar.
Urgência Médica: situação de crise na saúde de uma pessoa, de forma imprevisível e aguda, sem risco iminente de morte ( ou à vida ), porém com alterações dos parâmetros vitais que requerem pronto-atendimento.
ENDEMIA
É uma doença localizada