Biossegurança
Conceitos e Definições em Biossegurança
Introdução
Biossegurança é um conjunto de medidas necessárias para a manipulação adequada de agentes biológicos, químicos, genéticos e físicos para prevenir a ocorrência de acidentes e, consequentemente, reduzir os riscos inerentes às atividades desenvolvidas bem como para proteger a comunidade, o ambiente e os experimentos. Década de 70 (séc. XX): (OMS) práticas preventivas para o trabalho em contenção a nível laboratorial, com agentes patogênicos para o homem. Base Conceitual da Biossegurança Na década de 80 (OMS): incorporação dos conceitos de riscos químicos, físicos, radioativos e ergonômicos. Biossegurança -> Segurança da Vida -> Conceito
Biossegurança Praticada: agentes tradicionais de risco em ambientes laboratoriais e da saúde
Biossegurança HOJE
Atualmente acrescido de: ética em pesquisa, meio ambiente, animais e processos envolvendo tecnologia de DNA recombinante.
Biossegurança
Conduta e processos a serem ADOTADOS em ambientes como laboratórios químicos, biológicos, de análises clínicas, biotecnológicos e outros locais como indústrias, hospitais, laboratórios de saúde pública, hemocentros, universidades e centros de pesquisa.
VOCÊ SABIA???
A biossegurança na década de 70 (séc. XX) tinha o foco de atenção voltado à saúde do trabalhador frente aos riscos biológicos no ambiente ocupacional.
Atualmente é vista como uma ocupação agregada a qualquer atividade cujo risco a saúde humana esteja presente.
Quais são os motivos que levam à aplicação dos conceitos e das normas de biossegurança nos laboratórios de ensino?
Grande rotatividade de pessoas
Variabilidade de atividades
Manipulação de produtos químicos variados (solventes orgânicos, abrasivos, tóxicos, irritantes, inflamáveis, voláteis....)
Micro-organismos e parasitas (infectividade e morbidade)
Quais são os riscos que podem acontecer ao executar atividades em laboratórios