Conceito RI
Pode ser considera a relação entre estados, entre estados formados por uma ou mais nações. Integração entre diversos atores. Tendo como objetivo de estudo as relações internacionais. RI é o produto da multidisciplinaridade,pois sobre a mesma existe influencias de varias disciplinas ou campos de estudo. Por isso não há uma concepção única e imparcial do que vem a ser RI. Cada conjunto de teorias que compõem um paradigma oferece uma valoração distinta dos fatos internacionais e enseja sua própria interpretação das RI.
Ator principal em RI é o ESTADO, responsável pela formulação e implementação da política externa de um país, através da qual são conduzidas as relações diplomáticas e negociações de vários tipos entre diferentes atores.
Conceito de ATOR INTERNACIONAL: Ator internacional é o agente que participa das relações internacionais. Pode ser um Estado, uma organização internacional, uma empresa transnacional, uma organização não governamental.
Conceito CENÁRIO INTERNACIONAL:
É o local, o espaço geográfico onde se dão as relações internacionais produzidas pela participação dos atores internacionais.
Conceito PAPEL:
Papel é a suposta função que determinado ator internacional exerce no cenário internacional.
As relações internacionais podem ser de natureza BILATERAL, isto é, entre dois atores internacionais, um dos quais é, em geral, o Estado; ou podem adquirir caráter MULTILATERAL, quando envolvem um numero(3 ou mais) maior de atores, como é o caso, das relações que se desenvolvem no Conselho de Segurança da ONU. (15 membros)
RI pacificas/amigáveis: de reciprocidade: relações diplomáticas clássicas, consulares, de cooperação.
RI conflituosas: contenciosas, litígios(conflito de interesses judiciais estabelecido por meio da contestação da demanda (solicitação) )., conflitos, guerras (litígio fronteiriço Peru-Equador).
MARCOS DA HISTORIA DE RI
Tratados de Vestfalia
Congresso de Viena
1° Guerra Mundial
2° Guerra