Conceitos RI
RELAÇÕES INTERNACIONAIS:
Relações Internacionais são a ciência que se ocupa de estudar a Sociedade Internacional (ARENAL, 1994, p. 23)1.
SOCIEDADE INTERNACIONAL:
A sociedade internacional corresponde a um complexo relacional constituído de diversos tipos de relações – tanto de indivíduos ou grupos sociais como de representantes governamentais – cujos interesses ultrapassam vocações de limites nacionais, atuando em nível internacional (p. 67)2.
CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE INTERNACIONAL
Quatro são as características básicas que interessa destacar para estabelecer o alcance da sociedade internacional. Em primeiro lugar, a existência de uma pluralidade de membros, não apenas estatais, que mantêm entre si relações estáveis e não esporádicas que são tanto de tipo cooperativo como de oposição. Tais relações são inteligíveis e suscetíveis de explicação racional. Em segundo lugar, um certo grau de aceitação de regras e instituições comuns para a regulação e ordenação dessas relações. Terceiro, e conseqüência do anterior, a existência de um elemento de ordem, precário e imperfeito, o que significa que é possível e desejável buscar novas formas de convivência social através da troca das estruturas atuais. Quarto, o fato de que essas relações sociais configuram um todo complexo que é mais que a soma das mesmas. Neste sentido, em certos aspectos a sociedade internacional, como tal, está condicionada não só pelos fins e interesses de seus membros, mas igualmente pela própria natureza e interesse do todo” (ARENAL, ,p. 431)3.
Em suma, são as quatro características da Sociedade Internacional:
1) PLURALIDADE DE MEMBROS NÃO APENAS ESTATAIS, QUE MANTÊM RELAÇÕES ESTÁVEIS E NÃO ESPORÁDICAS DE TIPO COOPERATIVO OU DE OPOSIÇÃO;
2) REGRAS E INSTITUIÇÕES COMUNS PARA REGULAÇÃO E ORDENAÇÃO DAS RELAÇÕES;
3) ELEMENTO DE ORDEM, PRECÁRIO E IMPERFEITO;
4) RELAÇÕES SOCIAIS FORMAM TODO COMPLEXO.
SOBERANIA4 CONCEITO: Soberania consiste em um dos