Conceitos RI
Soberania
Entender o conceito de soberania é importante para entender as características do Estado.
O período do Absolutismo definia soberania como um poder absoluto do Monarca.
Este poder era confirmado pela igreja, por ela afirmar ser uma representação do poder divino. Mas com o tempo o Monarca foi se tornando autônomo do poder papal, assim ficando totalmente absoluto.
Com isso o Monarca impôs conceitos burocráticos, disciplinou funcionários para cumprir ordens, estabeleceu forças militares para garantir ordem, impôs impostos obrigatórios para manter o governo, instaurou um idioma obrigatório etc.
Mesmo essas ações dando inicio as explicações do que é soberania no Estado Moderno, ainda há algo intrigante: a soberania na mão do Monarca.
Ao longo da evolução histórica, criou-se um novo entendimento do que é soberania, pois o poder absoluto se baseava na vontade da sociedade. A soberania popular tinha como ideal ter suas vontades representadas pelo seu representante, de maneira democrática.
Para entender a soberania no Estado Atual, é preciso diferenciar a soberania do Estado, da soberania no Estado. A soberania do Estado caracteriza-se pelo predomínio do grupo político, o Estado, sobre os demais grupos sociais, como por exemplo, as ONGs. Já a soberania do Estado, define-se que mesmo a soberania pertencendo ao próprio povo, o povo deve se submeter a soberania do Estado.
Conclui-se que o conceito de soberania evolui muito, desde o poder inquestionável do Monarca, até o predomínio dos órgãos constitucionais representativos, a autoridade na vontade do povo.
Balança do Poder
Conceitua-se como uma situação de regularidade de poder entre unidades estatais que lhes dão uma situação de equilíbrio.
Dá-se a entender que é uma situação de competição entre potencias nacionais, a qual evita uma potencia de