conceito lentes
As lentes são dispositivos ópticos que funcionam por refração da luz e são muito utilizadas no nosso dia a dia, como nos óculos, nas lupas, nas câmeras fotográficas, nas filmadoras e em telescópios. O material que as constitui normalmente é o vidro, mas o plástico também pode ser utilizado. As principais características desses dispositivos são a transparência e a superfície esférica.
Propriedades para determinar a natureza da imagem:
Com relação a um espelho: as imagens reais e os objetos reais, se formam em frente ao espelho, na região que ele está presente tanto na luz refletida como na luz incidente.
Já as imagens e objetos virtuais, ficam atrás do espelho, ou seja, na região que não possui intersecção física de raios de luz.
Equação de Gauss:
Ex: Um objeto de 3,cm de altura esta localizada a 30 cm de um espelho côncavo de distancia focal a 10 cm. Qual é a distancia da imagem em relação ao espelho em cm ? i = 3 cm p = 30 cm f = 10 cm p' = ?
A equação de Gauss:
1/f = 1/p + 1/p'
1/10 = 1/30 + 1/p'
1/p' = 1/10 - 1/30
1/p' = (3 - 1)/30 = 2/30 p' = 15 cm
Tipos de lentes e qual usar nas doenças da visão:
LENTES CONVERGENTES (Usadas para a correção da Hipermetropia): quando a parte do centro é mais espessa que as bordas. Elas podem ser de três tipos:
Lentes biconvexas: apresentam duas partes convexas;
Lentes plano-convexas: possuem um lado plano e outro convexo;
Lentes côncavo-convexas: com um lado côncavo e o outro convexo.
LENTES DIVERGENTES (Usadas para a correção da