Instrumentos Ópticos
LAYS CAMPOS
INSTRUMENTOS ÓPTICOS I
FORTALEZA
2014
INSTRUMENTOS ÓPTICOS I
FORTALEZA
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...............................................4
DESENVOLVIMENTO....................................5
CONCLUSÃO..............................................13
REFERÊNCIAS............................................14
INTRODUÇÃO
Este trabalho será realizado com o intuito de aplicar instrumentos ópticos na engenharia mostrando a geração de energia elétrica, aproveitando de forma eficiente e prática. Repassando o conteúdo a partir da evolução dos aparelhos com o advento da tecnologia, dando ênfase aos conceitos de óptica e os seus principais tipos de lente, facilitando assim o entendimento do leitor. Demonstraremos experimentos elementares para dar o ponto de partida as pretensões necessárias ao desenvolvimento deste projeto.
O QUE É ÓPTICA? Óptica é a área da física que estuda luz e os efeitos luminosos, explicando os fenômenos de reflexão, refração e difração.
O estudo óptico é dividido em duas partes, a geométrica que estuda a trajetória dos fenômenos luminosos e a física que estuda a composição da luz. Levando sempre em consideração seus princípios fundamentais de propagação retilínea, da independência dos raios de luz e da reversibilidade da luz. A Engenharia óptica é a disciplina que aplica os princípios científicos da óptica a finalidades práticas como o projeto, construção e aplicação de instrumentos ópticos, sistemas e componentes. Nos últimos anos a ciência da óptica sofreu grandes transformações, com o surgimento dos lasers, fibras ópticas, optoeletrônica e outros desenvolvimentos. A engenharia óptica, tem acompanhado as mudanças que a ciência da óptica sofreu nos últimos anos, e vem tornando-se uma disciplina cada vez mais importante para a tecnologia moderna. A