APS - sugestão de melhoria
A evolução do pensamento em administração
1.1 Teorias em administração Em termos práticos, o consumo de teorias administrativas e organizacionais justifica-se pela necessidade de adotar as melhores praticas que possam contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho de dada organização, considerando-se as características únicas de sua inserção no mercado. Afinal, a administração é uma disciplina aplicada na busca de resultados concretos que visem à melhoria de gestão.
1.2 “Organizar” e “Administrar” como práticas seculares Mesmo que o pensamento sistemático acerca da administração possa ser considerado um empreendimento histórico recente, organizar e administrar são práticas humanas seculares. É por meio da organização dos indivíduos em grupos e da adoção de praticas administrativas que os seres humanos superam os limites de uma ação isolada, na busca de uma maior sinergia para o alcance de objetivos mais complexos.
1.3 Condições geradoras do pensamento administrativo O pensamento administrativo, enquanto área de conhecimento surge como conseqüência da consolidação do capitalismo e, ao mesmo tempo, do processo de modernização das sociedades ocidentais.
1.3.1 A Revolução Industrial e a consolidação do capitalismo É com a revolução industrial, no decorrer do século XVIII, que se consolidam as condições para o estudo da administração como uma disciplina autônoma, como fronteiras bem delimitadas. Foi a Revolução Industrial que permitiu a consolidação de um novo modo de produção e organização do trabalho, o capitalismo, estabelecendo assim as condições necessárias para surgimento dessa nova área do conhecimento, a administração.
1.3.2 O processo de modernização das sociedades ocidentais O processo de modernização refere-se a substituição de estruturas sociais baseadas na autoridade tradicional, como sociedade medieval, por outras baseadas na autoridade racional-legal e pela emergência de uma lógica de mercado. Quem