Senhor
Licenciatura
Prof Dr Luciano Sindra Virtuoso
Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
Sumário
Relatório
Novo século – nova subjetividade, sentimento coletivo, generalizado, mundializado, traços de uma nova cultura em formação, de um novo momento histórico caracterizado pela economia pós-industrial, pela compreensão do homem como um ser pluridimensional, pelo estabelecimento de novas concepções de limites, distâncias e tempo, pelo sentimento de responsabilidade em relação aos recursos naturais, pela busca de qualidade de vida.
Como essa nova subjetividade e sentimento de coletivo tem se concretizado nas propostas pedagógicas dos atuais cursos superiores de formação e professores?
As novas concepções de limites, distâncias e tempo tem sido levadas em conta no PPC dos atuais cursos? Como?
Como são tratados no âmbito dos PPC dos novos cursos o paradigma atual de responsabilidade em relação ao uso dos recursos naturais e a busca de qualidade de vida?
Novo momento histórico
Como as universidades brasileiras tem repensado, se redefinido e se instrumentalizado para lidar com esse novo homem no contexto de um novo mundo?
“ É consenso entre professores, associações científicas e classistas, dirigentes de políticas educacionais e mesmo no geral da população instruída que, diante da velocidade com que as inovações científicas e tecnológicas vêm sendo produzidas e necessariamente absorvidas, o atual paradigma de ensino – em todos os níveis, mas sobretudo no ensino superior – é inviável e ineficaz.
Os currículos vigentes estão transbordando de conteúdos informativos em flagrante prejuízo dos formativos, fazendo com que o estudante saia dos cursos de graduação com "conhecimentos" já desatualizados e não suficientes para uma ação interativa e responsável na sociedade, seja como profissional, seja como cidadão.”
“Diante dessa constatação, advoga-se