conceito historico
Salvador-Bahia
1. APRESENTAÇÃO
Este relatório descreve as atividades desenvolvidas por: Nome e Sobrenome, aluno do curso Engenharia de Petróleo e Gás, do Centro Universitário Jorge Amado, no âmbito da parte experimental da disciplina Química Orgânica. A disciplina é ministrada pelo Prof. Guillermo Paternina Berrocal.
Serão descritos os objetivos, a parte experimental, os resultados, os cálculos, a discussão e as conclusões referentes ao experimento intitulado, "Determinação de ponto de fusão e ebulição”.
Salvador, Setembro de 2013
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
O processo que é conhecido como fusão é quando ocorre a mudança do estado sólido para o líquido. Nesse processo tem-se um ponto de fusão que é designado a certa temperatura que depende de cada substância e condições de pressão, coexistindo ambas as fases (sólida e líquida) em equilíbrio. Esta temperatura é a mesma quando a substância se solidifica. Um exemplo simples e comum é quando a água pura passa do estado sólido para o estado líquido, sob pressão constante de 1 atm, à temperatura de 0 ºC, logo o ponto de fusão é 0 ºC.
O ponto de fusão, a uma determinada pressão e em cada tipo de substância em estudo, é um valor constante, característico de uma substância pura, podendo também identificar através de cálculos o grau de pureza da mesma substância.
Já o processo que se dar a mudança do estado líquido para o estado gasoso, apresenta o ponto de ebulição, que é a temperatura na qual ocorre essa mudança. A ebulição, que se dar quando um líquido é aquecido a temperatura elevada, consiste na formação de bolhas de vapor ( gás ) no sistema. Essas bolhas se formam quando a pressão de vapor do líquido torna-se igual à pressão externa exercida sobre o líquido pela atmosfera. Quanto mais baixa a pressão, mais baixo é o ponto de ebulição e vice-versa.
De acordo com a IUPAC, ponto de ebulição é a temperatura na qual a pressão de