Conceitos históricos
Representa o período da história europeia que vai do século XV ao século XVI, um fortíssimo movimento cultural é considerado como o marco do final da idade Média e o início da Idade Moderna.
Como o próprio nome indica foi um ‘renascer’ na mentalidade do homem, este movimento marca um fim à mentalidade fechada da idade média e retorna aos ideais da Antiguidade greco-romana.
Este movimento começou a manifestar-se em Florença, uma das mais importantes cidades comerciais italianas a nível mundial, através das trocas comerciais foi possível um contacto com povos orientais essencial para a criação destes novos ideais. Rapidamente este movimento teve a oportunidade de se espalhar em todo o continente europeu.
Características:
* Antropocentrismo – homem no centro do Universo, maior valorização do homem, este passa a ser visto como uma obra perfeita da Natureza e acreditavam que este era capaz de explicar os fenómenos à sua volta * Optimismo – crença no processo e na capacidade do ser humano para resolver problemas * Racionalismo – desejo de explicar fenómenos através da observação e de experiências, a razão como base de todo o conhecimento juntamente com o saber, levou a um grande desenvolvimento na área das ciências. * Forte Crítica à religião * Humanismo – o ser humano acima de tudo graças à sua capacidade única de raciocinar, os humanistas estudavam textos antigos greco-romanos, os seus conhecimentos abrangiam as mais diversas áreas. * Hedonismo – valorização dos prazeres sensoriais, em oposição à ideia da Idade Média que associava o prazer e bens materiais ao pecado. * Individualismo – a afirmação do artista como criador individual de uma obra-prima, este assinava as suas obras e tinha a oportunidade de ganhar fama. Esta sociedade apreciava a beleza do mundo e tentava capta-la nas suas obras. Classicismo
O Classismo trata-se de um movimento cultural que valoriza e procura retirar elementos da Antiguidade Clássica