Conceito do petróleo
O petróleo é inflamável e, a partir de diversos processos de destilação e refinação, permite produzir nafta, gasóleo, querosene e outros produtos utilizados para fins energéticos.
Os primeiros registos sobre a utilização do petróleo remontam há cerca de 6000 anos atrás, quando os Assírios e os Babilónios o usavam para colocar ladrilhos e na medicina. Os Egípcios recorriam ao petróleo para lubrificar a pele, ao passo que os indígenas pré-colombianos o usavam para pintar esculturas. O petróleo é uma fonte de energia não renovável: isto significa que, uma vez que se esgotar, já não poderá ser obtido sob nenhuma circunstância. Segundo as estatísticas, se mantivermos o atual ritmo de extração e se não forem encontrados novas reservas, as reservas mundiais de petróleo esgotarão em menos de cinquenta anos.
Histórico do petróleo:
Surgimento do petróleo
Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Substância inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).
Uso e derivados
Além de gerar a gasolina, que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.
Primeiro poço da história
O primeiro poço de petróleo foi descoberto nos Estados Unidos – Pensilvânia – no ano de 1859. Ele foi encontrado em uma