Conceito de petróleo e gás natual
O que é petróleo?
O Petróleo é uma substância oleosa, inflamável, menos densa do que a água, com cheiro característico e cor variando entre o negro e o castanho escuro.
O petróleo se acumula em terrenos chamados bacias sedimentares, formadas por camadas ou lençóis porosos de areia, arenitos ou calcários, formando jazidas. Ali são encontrados o gás natural, na parte mais alta, e petróleo e água nas mais baixas.
Estudos apontam que a origem do petróleo remonta a milhões de anos em razão da decomposição dos seres que compõem o plâncton - organismos presentes nas águas doces ou salgadas, como protozoários, celenterados e outros. Esses seres decompostos teriam se acumulado no fundo dos mares e lagos e transformaram-se na substância oleosa que é o petróleo.
Além de servir como base para a fabricação da gasolina, principal combustível para automóveis, vários outros produtos, como gás natural, GLP, nafta, querosene, lubrificantes, etc., são derivados do petróleo.
Por ser a principal fonte energia do planeta, o petróleo já foi motivo de algumas guerras. O combustível se tornou ainda mais valorizado após a criação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo ( OPEP ), que nasceu para controlar preços e volumes de produção e pressionar o mercado.
O que é o gás natural?
Alternativa para geração de energia elétrica
O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos gasosos, originados da decomposição de matéria orgânica fossilizada ao longo de milhões de anos.
Em seu estado bruto, o gás natural é composto principalmente por metano e, ainda no poço, pode estar associado ou separado do Petróleo bruto.
O produto é submetido a um processo onde são retiradas partículas líquidas, que geram o gás liquefeito de petróleo (GLP) ou gás de cozinha. Parte do gás processado é devolvida aos poços, para estimular a produção de Petróleo.
O gás natural tem baixos índices de emissão de poluentes em comparação a outros combustíveis fósseis, rápida