O Artigo
O artigo intitulado: “Gás natural: Potencialidades de utilização no Brasil” aborda todos os aspectos importantes do gás natural, como seu conceito, utilização, geração, produção e cenário brasileiro atual. Sua abrangência vai desde a justificativa do seu uso como alternativa de um combustível fóssil mais limpa e menos intensivo em carbono de que o petróleo e o carvão. O artigo mostra que o gás natural é a parcela gasosa do petróleo que se encontra na fase gasosa desde o reservatório até a superfície, composto por gases leves como metano, etano, propano e butano.
O gás natural possui origem semelhante ao petróleo, originado pelas decomposições de organismos marinhos sob efeito de alta pressão e temperatura. Pode ser classificado como gás associado ou não associado. A composição pode ser variável de acordo com o campo produzido. O seu alto uso, no Brasil, se deu por volta dos anos 70 e necessita de processamento, mas foi iniciado por volta dos anos 40.
O gás liquefeito do petróleo (GLP) é produzido através da liquefação de butano e propano. A cadeia é dividida em várias atividades interligadas e compreende as atividades de: a) exploração, produção e processamento do gás natural; b) liquefação; c) transporte; d) armazenamento; e) regaseificação; f) distribuição ao mercado consumidor. O artigo ainda aborda os principais gasodutos da América do Sul, os principais setores nacionais que mais utilizam o gás natural, a distribuição de reservas de gás natual no Brasil. Aborda a legislação atuante no setor de produção do gás natural.
O artigo conclui que o gás natural corresponde a 10% da produção energética do Brasil e devido a ser um combustível fóssil limpo, essa produção tem uma tendência a aumentar com o tempo.
2. Os autores
Os autores deste artigo são Mariele Fioreze, Keila Fernanda Soares Hedlund, Cristiane Graepin, Tainara Casa Nova Silva, Francéllwika Catharine Gomes de Azevedo, Pedro Daniel da Cunha Kemerich. Todos os autores são