Petróleo e conceitos
Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos.
Composição Do Petróleo
Petróleo é uma mistura complexa de hidrocarbonetos que, associada a pequenas quantidades de nitrogênio, enxofre e oxigênio, se encontra sob forma gasosa, líquida ou sólida, em poros e fraturas, em geral de rochas sedimentares. Nos depósitos encontram-se também água salgada e uma mistura de gases responsáveis pela pressão que provoca a ascensão do petróleo através de poços perfurados. O petróleo líquido é também chamado óleo cru para distingui-lo do óleo refinado, produto comercial mais importante. O gás de petróleo (gás natural) é uma mistura de hidrocarbonetos leves, enquanto as formas semi - sólidas são compostas de hidrocarbonetos pesados.
Processo De Separação Dos Componentes Do Petróleo
Os processos de refinação do petróleo consistem nas técnicas de destilação fracionada e em processos químicos, como o craqueamento, a reforma e a Aquilação. A destilação fracionada consiste em utilizar as diferenças de tamanho, peso e temperaturas de ebulição para separar os vários componentes do petróleo através da ebulição dos mesmos, visto que todos têm temperaturas de ebulição diferentes. No processo químico, o produto resultante passa pelo Craqueamento, sendo que há varios tipos de Craqueamento. Os tipos de craqueamento São o térmico, de vapor, de viscorredução, coqueamento, craqueamento catalítico fluido e o hidrocraqueamento. Após passarem pelo processo de Craqueamento, passam para a reforma, que consiste na combinação de hidrocarbonetos menores para fazer outros hidrocarbonetos maiores. O principal processo é a reforma catalítica, que utiliza um catalisador para transformar nafta de baixo peso molecular em compostos aromáticos, que são utilizados no fabrico de produtos químicos e