o desenvolvimento das industrias
Fordismo
E
Taylorismo.
Trabalho tema: O desenvolvimento da indústria (fordismo e taylorismo)
Matéria: Sociologia
Profa: Marcela
Nome: Julya Queijada n°:18
Nome: Lahys Cardoso n°:20
Nome: Pedro Henrique n°:27
Índice:
Pag.1:..........................................Fordismo e Taylorismo
Pag.2:..........................................Continuação
Pag.3:..........................................Características (fordismo e taylorismo)
Pag.4:..........................................Comclusao
Fordismo e Taylorismo:
Quando debatemos sobre o processo de desenvolvimento da revolução industrial, costumamos privilegiar a importância das inovações tecnológicas como elemento central desse fato histórico. Sem dúvida, a combinação entre a demanda fabril e o conhecimento aprimorado em laboratórios foi de grande importância para que enxergássemos como foi possível a instalação desse novo ritmo de produção e consumo de mercadorias.
Contudo, a simples concepção de novas máquinas não pode ser suficiente para que tenhamos uma noção mais ampla sobre o processo de produção na era industrial. Devemos também salientar que outras interferências nas formas de trabalho e na política administrativa das indústrias também tiveram grande importância. Nesse sentido, a racionalização das atividades industriais garantiu a ampliação dos lucros e o sucesso comercial de uma empresa.
Por muito tempo, os problemas ocorridos durante o processo de fabricação encareciam o valor final do produto e limitava o potencial produtivo de uma indústria. Concomitantemente, para que um bem fosse fabricado, vários funcionários se reuniam e desempenhavam funções aleatórias que limitavam o aperfeiçoamento técnico de cada trabalhador. Em outras situações, a mão