conceito de turismo
Existem diversas Perspectivas quando falamos de turismo, pois ele é formado de muitos elementos diferentes, por isso essa matéria se tornou um estudo universitário.
Entre as duas guerras mundiais existiram vários debates para chegar ao conceito da definição mundial de Turismo. Mas foi em 1991 que OMT (organização Mundial de Turismo) lançou uma nova definição, introduzindo todos os pontos positivos das apresentadas anteriormente, ao mesmo tempo em que esclarece todos os aspectos da atividade turística.
Segundo a OMT “O turismo inclui tanto o deslocamento e as atividades realizadas pelas pessoas durante suas viagens e estadas bem como as relações que surgem entre eles, em lugares distintos de seu ambiente habitual, por período de tempo consecutivo inferior a um ano e mínimo de 24 horas (pernoite no destino), principalmente com fins de lazer, negócios e outros”
Essa definição flexível consegue caracterizar os principais elementos no turismo:
- Lazer, negócios, outros (motivos da viagem);
- Por um ano (período máximo);
- Superior a 24 horas com um pernoite (período mínimo);
- Fora de seu ambiente habitual (localização da atividade turística)
Porém a OMT também destaca que “O ambiente habitual de uma pessoa consiste em uma certa área ao redor de seu lugar de residência, além de todos aqueles lugares que visita frequentemente”
Então é importante ressaltar elementos comuns como por exemplo:
- Existe um movimento físico dos turistas, que são aqueles que se deslocam para fora do lugar de residência.
- A permanência no destino se dá durante um período de tempo de tempo concreto, não permanente, como um máximo e um mínimo determinados.
- O turista inclui tanto a viagem até o destino quanto as atividades realizadas durante a permanência.
- O turismo inclui os serviços e os produtos criados para satisfazer as necessidades dos turistas, seja qual for a motivação para viajar.
1.2 Breve histórico no mundo e no Brasil