Conceitos e Definições do Turismo
Estudo científico do turismo
Escola Berlinense ou Escola de Berlim: um grupo de economistas alemães interessados no estudo do Turismo, que floresceu no período entre guerras, início dos anos 20, preocuparam-se em estudar somente os aspectos econômicos do turismo.
Em 1942 surge uma obra considerada fundamental para o estudo do turismo, intitulada Grundriss der Allgemeinen Fremdenverkhrslehre (Teoria Geral do Turismo), escrita por dois professores suíços, da Universidade de Berna, W. Hunziker e K. Kraft, que fizeram estudos importantes sobre o turismo e influenciaram outros estudos em todo o mundo. Introduziram as primeiras idéias e o primeiro pensamento sobre uma “ciência integral do turismo”.
Pode-se identificar no campo acadêmico, nas empresas, e nos órgãos governamentais, três tendências para a definição de Turismo: a econômica, a técnica e a holística:
1. Definições econômicas: só reconhecem as implicações econômicas ou empresariais do turismo:
Definição SCHLLARD, em 1910:
“A soma das operações, principalmente de natureza econômica, que estão diretamente relacionadas com a entrada, permanência e deslocamento de estrangeiros para dentro e para fora de um país, cidade ou região.”
Definição de ANSETT AIRLINES of Austrália em 1978:
“Turismo é uma importante indústria nacionalmente identificável. Compreende um amplo corte transversal de atividades componentes, incluindo a provisão de transporte, alojamento, recreação, alimentação e serviços afins.”
Definição de ROBERT McINTOSH, de 1977, segundo a qual o turismo envolve mais do que os componentes empresariais, apresentando uma faceta qualitativa:
“Turismo pode ser definido como a ciência, a arte e a atividade de atrair e transportar visitantes, aloja-los e cortesmente satisfazer suas necessidades e desejos.”
2. Definições Técnicas: desde a década de 1930, organizações governamentais e da indústria do turismo vinham tentando controlar o tamanho e as