Conceitos de turismo
Definição de turista
Na segunda metade do século XVIII, passou a ser normal os jovens aristocratas ingleses fazerem uma viagem a que se chamou a Grand Tour, uma viagem de aproximadamente 3 anos pelo continente europeu com fins educativos.
Desta viagem nasce o termo touriste designando as pessoas que faziam a Tour, introduzido em França por Stendhal nas suas “Mèmoires d’un Touriste”.
Muitas outras línguas adoptaram posteriormente as palavras francesas tourisme e touriste com o sentido restrito de viagem feita sem fim lucrativo, por distracção, repouso ou satisfação da curiosidade de conhecer outros locais e outras pessoas, embora a viagem não fosse encarada como um mero capricho, mas antes uma forma de aprendizagem ou um meio complementar de educação.
De acordo com o conteúdo inicial da expressão, os doentes de uma estância termal, os comerciantes que visitam uma feira ou uma exposição, ou os crentes que se deslocam à Terra Santa, entre outros, não são turistas.
No entanto, todos eles ao deslocarem-se para fora da sua residência habitual utilizam os mesmos meios, que aqueles que viajam por puro prazer. A única diferença existente entre ambos é a motivação que originou a viagem, porém os efeitos sociais e económicos são idênticos.
Existem quatro elementos que se têm de ter em conta naquela que é a definição moderna do termo turista: • Deslocação • Residência • Duração da permanência • Remuneração
A definição de turista não tem sido tarefa fácil em virtude da dificuldade em enquadrar no mesmo conceito realidades, por vezes, muito distintas mas com pontos comuns inseparáveis e gerando fenómenos semelhantes, mas nem sempre produzindo resultados iguais.
Definições de turistas
1937 – Comissão Económica da Sociedade das Nações (SDN) – necessidade de tornar mais comparáveis as estatísticas internacionais e de encontrar variáveis semelhantes.
Turista – toda a pessoa que viaja por uma duração de 24