Conceito de plano de negócios
Um plano de negócios é um guia para o empreendedor ou empresário. Trata-se de um documento onde se descreve um negócio, se analisa a situação do mercado e se estabelecem as acções que se irão realizar no futuro, juntamente com as estratégias correspondentes para as implementar.
Deste modo, o plano de negócios é um instrumento que permite comunicar uma ideia de negócio para a vender ou para obter financiamento. Também se trata de uma ferramenta de uso interno para o empresário, pois permite-lhe avaliar a viabilidade das suas ideias e fazer um seguimento da aplicação das mesmas na prática.
Assim como deve assinalar os objectivos a cumprir, um plano de negócios deve incluir o detalhe do plano de acção necessário para os alcançar. Por outro lado, é importante que o plano de negócios esteja elaborado de modo a que possa ser actualizado com as alterações próprias do dinamismo do mercado e da situação da empresa.
A elaboração de planos constitui um dos aspectos mais importantes da gestão empresarial. O facto de servir de guia é uma espécie de segurança face aos inconvenientes que possam surgir durante o trabalho quotidiano, uma vez que oferece possíveis soluções e alternativas.
Em todos os planos, é importante que o empresário ou empreendedor inclua informação verídica, sem falsear a realidade. As previsões feitas sobre lucros do negócio devem ser conservadoras, de modo que a sustentabilidade do negócio esteja prevista no plano de negócios sem grandes números. Sempre é preferível que as vendas superem as previsões do que o contrário.
Leia mais: Conceito de plano de negócios - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/plano-de-negocios#ixzz2RXNNCrkp
Uma empresa é uma unidade económico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objectivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentido, faz uso dos factores produtivos (trabalho, terra e capital).
As empresas podem ser