Unidade 4
Unidade 4
Plano de Negócios
Profa. Priscila Fernandes
Sumário da Aula
a) Plano de Negócios: conceito e aplicação;
b) Estrutura do Plano de Negócios;
c) Observações Plano de Negócios.
a) Plano de Negócios: Conceito e Aplicação
3
“Quando se fala em empreendedorismo, remete-se naturalmente ao termo plano de negócios (business plan)”.
(DORNELAS, 2012, p.93)
4
Plano de Negócios: Conceito e Aplicação
“O plano de negócios é parte fundamental do processo empreendedor”. “Empreendedores precisam saber planejar suas ações e delinear as estratégias da empresa a ser criada ou em desenvolvimento”. O plano de negócios representa a principal ferramenta com a qual o empreendedor pode estabelecer os rumos do seu negócio. (DORNELAS, 2012, p.93)
5
Mas por que é tão importante planejar?
(DORNELAS, 2012, p.94)
6
Plano de Negócios: Conceito e Aplicação
Diversas pesquisas sobre a causa do alto índice de mortalidade das empresas indicam a falta de planejamento como a principal causa para o insucesso, seguida de deficiências de gestão (gerenciamento de fluxo de caixa, vendas/ comercialização, desenvolvimento de produto etc.), políticas de apoio insuficientes, conjuntura econômica e fatores pessoais (problemas de saúde, criminalidade e sucessão). “Apesar dos fatores externos ao negócio serem críticos, como é o caso das políticas de apoio, as duas principais causas de falência também resumem-se ao planejamento e correta gestão do negócio, que é decorrente de um bom planejamento”. (DORNELAS, 2012, p.95)
7
Plano de Negócios: Conceito e Aplicação
Não existe fórmula mágica para aumentar a eficiência na administração do negócio.
“O que se aconselha aos empreendedores é a capacitação gerencial contínua, a aplicação dos conceitos teóricos para que adquiram a experiência necessária, e a disciplina no planejamento periódico das ações que devem ser implementadas na empresa”.
“Resumindo, existe uma importante ação que somente o próprio empreendedor pode e deve