Conceito Planos de Negocios 4
Segundo Sahlman (Sahlman, 1997), importante professor da Harvard Business School, poucas áreas têm atraído tanta atenção dos homens de negócio nos Estados Unidos como os planos de negócios. Dezenas de livros e artigos têm sido escritos e publicados naquele país tratando do assunto e propondo fórmulas de como escrever um plano de negócios que revolucionará a empresa.
Segundo Dornelas (2001), o plano de negócios é uma ferramenta de gestão pode e deve ser usada por todo e qualquer empreendedor que queira transformar seu sonho em realidade, seguindo o caminho lógico e racional que se espera de um bom administrador.
A elaboração de um Plano de Negócios ou Business Plan é uma etapa fundamental para o empreendedor que deseja criar uma empresa, não somente pela sua utilidade na busca de recursos, mas principalmente, como forma de sistematizar suas ideias e planejar de forma mais eficiente o seu negócio. O conceito básico do plano de negócio é o planejamento. Um plano de negócios bem feito aumentará muito as chances de sucesso do empreendimento.
Para montar uma empresa, antes de começar a colocar em prática os passos necessários para a sua legalização, é preciso que o futuro empresário tenha uma série de conhecimentos fundamentais, como: conhecer o ramo de atividade onde vai atuar, o mercado, fazer um planejamento do que vai ser colocado em prática na nova empresa, estabelecer os objetivos que se pretende atingir, entre outros.
Muitas pessoas têm ideias de negócios que nunca são concretizados. Na verdade, estas pessoas têm apenas “ideias”. Elas não fazem distinção entre ideias e oportunidades de negócios. A diferença não é pequena. Uma ideia, normalmente, prende-se a um produto ou serviço. As pessoas não pensam em negócio. O Plano de Negócio é que vai diferenciar uma ideia de uma oportunidade, pois é realizando um estudo exaustivo do mercado que o empreendedor transformará sua ideia em uma oportunidade de negócio, através de um