Temperamento, comportamento e experiência dolorosa na trajetória de desenvolvimento da criança.
- O objetivo deste artigo é discutir a problemática da depressão na adolescia, com ênfase nas características e vicissitudes dos vínculos afetivos por esses jovens. Com base nas contribuições da vertente psicanalítica da Teoria do Apego.
- segundo Scheneider e Ramires, a partir da adolescência, a sintomatologia depressiva passa a ser responsável por cerca de 75% das internações psiquiátricas. A depressão sempre foi considerada uma psicopatologia especifica da fase adulta. Somente a partir de 1960 sua ocorrência foi relacionada à infância e adolescência.
- de acordo com Bahls, a incidência de quadro depressivo na adolescência varia de 3,3 a 12,4%, ocorrendo em grande parte na passagem da infância para a adolescência, com predomínio do sexo feminino sobre o masculino.
-assim bahls,levando em conta as especificidades da adolescência, descreve como sintomas depressivos próprios desta faixa etária: Irritabilidade e instabilidade, humor deprimido, perda de energia, desmotivação e desinteresse, retardo psicomotor, alteração de sono, isolamento, baixa autoestima, comportamento suicida, prejuízo no desempenho escolar.
-de acordo com bahls, grande parte dos estudos sugerem componentes genéticos e salientam que a presença da depressão familiar aumenta o risco de depressão na infância ou adolescência em pelo menos três vezes.
-a adolescência representa um período de continuas e profundas transformações, tanto no nível psíquico quanto no físico e social. Essas transformações decorrentes da adolescência fazem o sujito perder as suas referencias, não tendo mais uma representação de si mesmo, uma vez que sua nova imagem ainda se encontra em construção.
- na visão de Levy (2007), o processo de adolescer é descrito como um reordenamento simbólico, o que significa um desligamento, por parte do adolescente, dos sistemas de representações organizados pelo Self na infância e a criação de um novo sistema representacional que dê conta da sua nova