Conceito de pib
PIB é a medida do valor de todos os bens e serviços recém produzidos em um país durante determinado período, só se incluem os bens e serviços. Como exemplo, um produto produzido há dez anos não entra no PIB deste ano, incluiu se no PIB de dez anos atrás, quando foi produzido. Tanto os Bens como os automóveis e as casas novas, quanto os serviços, como as viagens de ônibus ou curso universitário são incluídos no PIB.
São considerados no PIB unicamente os bens e serviços produzidos no interior das fronteiras do país.
O autor John B Taylor defini no livro Princípios de Macroeconomia o novo PIB na perspectiva brasileira: “Em março de 2007, quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizou, pela primeira vez, os dados do produto interno bruto (PIB) obtidos com base em uma nova metodologia. A mudança na forma de calcular aumentou a economia brasileira do ano de 2005 em 10,9% em relação ao cálculo anterior para o mesmo período. O novo valor representou um acréscimo de cerca de US$ 105 bilhões, equivalente a mais do que a participação no economia de estados como Paraná e Santa Catarina, somados. De acordo com o IBGE, embora a metodologia anterior fosse baseada nos padrões da Organização da Nações Unidas (ONU), ela não foi capaz de captar essa parcela da geração de riqueza. Isso ocorre porque o cálculo do PIB é extremante complexo. Envolve o valor agregado de toda a produção nacional. Desse modo, para aferir a contribuição de um produto para a economia, é preciso calcular quanto ele gerou de riqueza, subtraindo o preço final de que foi gasto em sua produção, comparando com os valores dos anos anteriores e deduzida a inflação do período”.
Os preços determinam a importância dos bens e serviços no PIB, o PIB é um número único, porém mede a produção de muitas coisas diferentes, como por exemplo maças a laranjas, de seguro de carro, a seguro de vida, de CDs de áudio a DVDs. Cada bem é atribuído um peso quando computamos o PIB e esse peso é