Estudo de caso genexis
Introdução
A criação da Genexis ocorreu em 1993, tendo como pano de fundo minha experiência no campo da mineração de ouro, de participar da transformação de uma empresa pequena e familiar em uma multinacional com ações quotadas nas bolsas de Toronto e NYSE.
Assim como a mineração de ouro, a tecnologia é um segmento que possibilita o ganho exponencial, descolado do investimento em capital fixo, e é passível de entendimento e trânsito em quaisquer mercados internacionais. Aqui, a riqueza do veio e a grandeza da jazida estão nas componentes da inovação e da criação de valor que a tecnologia e os produtos e serviços dela derivados são capazes de gerar.
Por estes e outros fatores, as empresas que a detêm se qualificam a forte atratividade para investidores e, assim, avaliação por múltiplos elevados. Com a vantagem de que, diferentemente da mineração, por tratar-se de bem intangível, pode ter o seu conteúdo explorado e vendido inúmeras vezes, sem afetar sua integridade, e com custos infinitamente menores.
Nesta linha, a orientação que norteou a criação e condução da Genexis, desde o seu início, foi a de ela (i) se dedicaria a criar produtos e prestar serviços lastreados em inovação e tecnologia de ponta, a partir daí (ii) buscaria consolidar posição no mercado, (iii) gerar resultados, (iv) criar valor, para, no tempo devido, (v) atrair o interesse de investidores e parceiros estratégicos, seja mediante investimento direto ou acesso ao mercado de capitais.
Dada a amplitude dos conceitos de tecnologia e serviços, focamos nossa escolha em uma área que tem importância decisiva nos negócios e na vida das empresas, e onde existe, globalmente, uma grande carência e uma enorme oportunidade – a da gestão de informações de mercado para suporte à tomada de decisões empresariais, setor dominado por megacorporaçóes detentoras de monopólios mundiais que, entretanto, não estavam preparadas para dar resposta às novas necessidades das