ajudando
Portfólio N° 01
Logística de Distribuição
:: Portfólio
OBJETIVO
Aprimorar os conhecimentos de Logística de Distribuição, bem como a aplicação dos conceitos em empresas.
ORIENTAÇÃO
Elabore individualmente as atividades solicitadas. Amplie as pesquisas, atualizando-as atualizando as e referenciando-as. referenciando DESCRIÇÃO BASEADO NO LIVRO TEXTO
Estudo de Caso - Distribuidora de Medicamentos Panarello
Introdução
Este caso, que reproduz na íntegra o texto do artigo sob o mesmo título, de autoria de José Maria Furtado
(Revista EXAME de 4 de abril de 2001), é um excelente exemplo de sucesso no difícil segmento de distribuição atacadista de remédios. Desde o início do Plano Real, metade das distribuidoras de remédios abriu falência.
Mas a Panarello prosperou e chegou agora ao patamar de um bilhão de dólares em vendas por ano.
O caso mostra como Paulo Panarello Neto obteve vantagens competitivas sobre os seus concorrentes, concorrent adaptando-se se às circunstâncias de cada época e inovando para servir melhor os laboratórios representados e atender com mais eficiência as farmácias (50.000 em todo o país). No final, apresentamos algumas sugestões de temas para discussão do caso, além dos que o próprio professor saberá identificar.
O negócio da distribuição no Brasil
Nos anos 60 e 70, quando as indústrias de bens de consumo expandiram as suas vendas no País, o mercado brasileiro era dominado por grandes atacadistas, que compravam os produtos produtos das indústrias e os revendiam diretamente aos milhares de pequenos varejistas que serviam os consumidores. Esses varejistas, donos de pequenas vendas, lojas e mercearias, foram sendo aos poucos substituídos por supermercados. Estes, por sua vez, deram ram origem a redes que negociavam diretamente com as indústrias, tornando desnecessária a ação dos distribuidores, ou atacadistas.
Nos anos 80, estes atacadistas conseguiram sobreviver graças à inflação. Eles