Ajudando!
No trabalho a seguir será mostrado a Geopolítica dos recursos naturais (o uso da água, fontes alternativas de energia, águas compartilhadas, águas fronteiriças, recursos energéticos e minerais) e a Geopolítica do petróleo (a formação da Opep, as crises mundiais do petróleo, ocupações militares ligadas ao petróleo e a indústria petrolífera nos séculos XIX e XX).
Geopolítica dos recursos naturais
A questão da água
A superfície do planeta Terra é basicamente coberto por água, porém, 97,5% é de água salgada e os outros 2,5% estão nas geleiras, nos subsolos congelados e nas montanhas. Somente 1% representa a água potável, que é usado para fins agrícolas e industrial. O Brasil abriga 12% da reserva de água do planeta.
Ao passar dos anos, a intervenção do ser humano na natureza vem atrapalhando a qualidade da pouca água potável que está disponível.
O consumismo e a urbanização vem contribuindo para o aumento do uso da água, pois além de insuficiente, esse recurso natural é mau distribuído.
A falta de água atinge principalmente o Oriente Médio, a Ásia Central e o norte da África. Dados da Unesco afirmam que em 2025 mais de 3 bilhões de pessoas morrerão por falta de água. De acordo com relatórios das Nações Unidas, o aumento do uso da água vai fazer com que os países criem políticas para controlar o seu uso.
Águas compartilhadas e conflitos
Há muitas regiões onde fronteiras separam as nascentes de bacias de sua foz, podendo causar conflitos internacionais. Existe 217 bacias compartilhadas por 145 países, sendo 57 na África e 48 na Europa. Existem também aquíferos subterrâneos que envolvem muitos países.
A utilização da água pelos países que ficam na nascente de um rio condiciona as opções dos países que ficam na foz, podendo gerar disputas.
Além dessas disputas, existe o impacto na qualidade, que a forma como se usa a água afeta na qualidade da mesma quando chega em outros países.
Outra