Histórico do Futebol nas Olimpiadas
O Inicio...
Em honra a Zeus, a Grécia se reunia a cada quatro anos no Peloponeso, na confluência dos rios Alfeu e Giadeo, onde se erguia a cidade de Olimpia, que a partir do ano 776 a.C. cedeu seu nome para aquele que viria a ser a maior competição esportiva em toda história da humanidade, os Jogos Olimpicos.
Em 1896 e 1904 o futebol foi introduzido nas Olimpiadas, porém apenas como esporte de exibição. Porém em 1896 a disputa no futebol foi cancelada por falta de participantes.
Nos jogos Olimpicos de 1908, em Londres, ele passou a ser oficial. Desde então, nas Olimpiadas seguintes, o futebol só ficou fora em Los Angeles, 1932. O futebol feminino, só foi integrado nas Olimpiadas de Atlanta 1996.
A Seleção Brasileira
O Brasil fez sua estréia em Olimpiadas em 1952, quando acabou eliminado nas quartas de final pela Alemanha Ocidental. No geral, o futebol brasileiro esteve em dez Olimpiadas e conquistou tres medalhas (duas de Prata e uma de Bronze). Em 1984, o Brasil foi quase que totalmente representada pelos jogadores do Internacional de Porto Alegre, a Seleção perdeu a final para a França, por 2 a 0.
Mais informação
1908 - Este foi o ano em que as medalhas foram realmente de ouro, prata e bronze. Nas Olimpiadas anteriores, o premio era meramente simbolico.
Em 1908, a França entrou na disputa com duas seleções (primeiro e segundo quadros). A Suecia disputou a terceira colocação no lugar da França I porque a mesma desistiu da disputa.
Em 1920, Belgica e Tchecoslovaquia faziam a final quando, aos 39 minutos, a equipe Tcheca foi desqualificada. Houve uma disputa em sistema eliminatorio entre França, Italia, Noruega e Espanha para se definir quem ficaria com a medalha de Prata e Bronze. Na final do play-off, Espanha 3x1 Holanda.
1976 a Alemanha Oriental e União Sovietica ficaram com a medalha de bronze, após empate no tempo normal e prorrogação.
Em 1984, o Comitê Olimpico permitiu a inscrição