trabalho
A Seleção masculino de vôlei do Brasil, há muitas décadas provou que tem uma superioridade muito invejada por outros países. Embora aqui no nosso país, a maioria não acompanhe este esporte, e pouco se dá atenção e o devido valor.
O criador do Voleibol foi o Norte-americano William Morgan diretor do departamento de Educação Física da Associação Cristã de Moços (A.C.M no Brasil, ou YMCA) de Massachusetts.
Nossa seleção é invicta em muitos campeonatos Mundiais, sem contar que tem uma bela coleção de vitórias e records, tanto na equipe masculina, como na feminina. Sem contar que é a única equipe que participou de todas as edições Olímpicas, desde a inclusão deste esporte em Outubro de 1964 no Japão.
Aqui nós vamos abordar a década de 80, onde este esporte começou a ter destaque no mundialito de vôlei disputado no Brasil e nas Olimpíadas, Campeonatos da Liga Mundial, e onde surgiram grandes jogadores como Montanaro, Renan – com o seu saque “Viagem ao Fundo do Mar”, que ia direto ao fundo da quadra do adversário, e parecia que ia prá fora, mas caía dentro e perto da linha - William e Bernad – que criou o saque “Jornada nas Estrelas”! Os jogadores e técnicos de outros países ficavam “malucos” com esta jogada, que SEMPRE caía na quadra adversária, e ninguém conseguia pegar para fazer o contra-ataque.
Os campeonatos que participamos são os seguintes:
Campeonatos Internacionais:
Torneio Olímpico de Voleibol: a cada quatro anos, desde 1964
Campeonato Mundial de Voleibol: a cada quatro anos, desde 1949 (homens) e 1952 (mulheres)
Copa do Mundo: a cada quatro anos, desde 1965 (homens) e 1973 (mulheres)
Liga Mundial: anualmente, desde 1990
Grand Prix: anualmente, desde 1993
Copa dos Campeões de Voleibol: a cada quatro anos, desde 1993
Na década de 80, as maiores potências do Vôlei no mundo, e maiores adversários do Brasil eram: União Soviética, EUA, Bulgária, Itália, Romênia e Cuba. Eram as disputas mais emocionantes.
Em