Princípais teorias organizacionais contemporâneas
1. Modelo da ecologia populacional.
Levando em consideração o conceito de ecologia populacional, tem como perspectiva focalizar a diversidade e a adaptação organizacionais dentro de uma população de organizações que competem por recursos semelhantes ou clientes afins. Assim, a inovação e a mudança numa população de organizações surgem de novas formas e tipos de organizações, a fim de atender as necessidades do mercado por meio de iniciativas empreendedoras (DAFT, 2006). OBS: PERDI A REFERENCIA E NÃO ESTOU ENCONTRANDO.
O “Cirque Du Soleil” emprega em sua política empresarial a história, o sonho, a paixão reunida em um espetáculo que é simples e que a arte pode oferecer. Por onde passam levam alegria e despertam multidões. Criado em 1984, produções vistas em mais de 40 milhões de pessoas em mais de 90 cidades em todo o mundo. Pessoas de todas as nacionalidades se emocional com o espetáculo que o Cirque oferece. A empresa adota como base de treinamento a autonomia, preparação, trabalho em equipe, disciplina, equilíbrio, harmonia, criatividade, liderança, expectativa, superação, aprendizado, confiança, determinação, persistência, motivação para o alcance de todo o seu sucesso.
Sem bater de frente com o concorrente, a empresa reinventou a arte do circo. Com a sua capacidade adaptativa das organizações e condições políticas, econômicas e sociais afetam a diversidade de organização investem em profissionais especializados se tornando único se transformando em um negocio diferenciado, difícil de ser copiado e altamente rentável multiplicando o seu faturamento em 22 vezes num período de dez anos chegando a 500 milhões de dólares em 2004.
Para a conquista desse sucesso o “Cirque Du Soleil” conta com a inovação, criatividade, desempenho, integração e disciplina quebrando barreiras externas estabelecendo estratégias competitivas, condições políticas, econômicas e sociais afetando a diversidade de organização