Pesquisa
IVAN FERREIRA DE CAMPOS
Mestrando em Administração – UEL
Especialista em Marketing e Propaganda – UEL
Bacharel em Administração – UEL
OBJETIVOS DA AULA
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO E
ECONOMIA
Aula 3
ESCOLAS DA ADMINISTRAÇÃO
E PROCESSOS PRÁTICOS
A ABORDAGEM ORGANIZACIONAL
Muitos pesquisadores da grande área da administração concordam que a ciência tomou corpo e ramificou‐se por diferentes áreas.
Considerando os diferente conjunto de teorias que formam a administração podemos assumir que não basta ao profissional de empresas ou ao pesquisador, conhecer apenas os processos internos de gestão.
1 – Concluir a apresentação das escolas da administração. 2 – Apresentar os conceitos das abordagens contemporâneas. 3 – Discutir os processos do cotiano nas empresas da atualidade.
Palavras‐Chave: Administração, escolas de pensamento, processos e abordagens contemporâneas.
A ABORDAGEM ORGANIZACIONAL
Nesse contexto, devemos colocar que a administração enquanto ciência evoluiu para uma abordagem muito maior que a das empresas por si só, sendo o maior expoente teórico dessa etapa evolutiva, Max Weber.
Mais adiante discutiremos a teoria proposta por
Weber com maior profundidade, no entanto é importante que seja dito que enquanto escola ou abordagem, podemos dizer que a administração chegou a um status de conjunto teórico sólido quando tornou‐se abordagem organizacional.
A ABORDAGEM ORGANIZACIONAL
Quando a administração chegou a esta abordagem, ela passou a ser uma grande teoria, ou seja, passou a englobar um inúmero conjunto de estudos, pensamentos, variáveis e outras teorias, que definiram um campo de estudos como um todo.
Ou seja, não estaríamos apenas estudando tempos e movimentos, nem apenas os processos gerenciais, ou alguma área funcional em específico das empresas.
A ABORDAGEM ORGANIZACIONAL
A abordagem organizacional que alimentou a grande Teoria Organizacional, divide‐se em