Trabalho
8. Como Descartes diferenciava as ideias inatas das ideias derivadas?
R- as ideias derivadas surgem da aplicação direta de estímulos externos. O que não acontece com as inatas cujo estas são desenvolvidas pela mente ou pelo consciente.
9. Defina o positivismo, o materialismo eo impirismo. Quais as contribuições de cada um para a psicologia? R-O Positivismo referia-se a um sistema baseado exclusivamente nos fatos observáveis objetivamente e indiscutíveis. O materialismo assegurava a possibilidade de descrição dos fatos do universo em termos físicos e da sua explicação por meio das propriedades da matéria e da energia. O Empirismo afirmava que todo conhecimento resultava da experiência sensorial. Estava relacionado com o desenvolvimento da mente.
O Positivismo, materialismo e o Empirismo vieram a se tornar as bases filosóficas da nova ciência da Psicologia.
10. Descreva a definição de Lock sobre o Empirismo. Discuta seus conceitos de sensação e reflexão e o de ideias simples e complexas.
R- Lock se voltou ao funcionamento do cognitivo, isto é, a forma como a mente adquire o conhecimento. Ele apresenta o argumento de que o ser humano, nascia sem qualquer conhecimento prévio, explicava a aparente natureza de algumas ideias, fundamentado no conceito da aprendizagem e o do hábito. Para Lock assim como para Aristoteles, a mente adquiria o conhecimento por meio da experiência.
As ideias resultante da sensação, são sempre impressões do sentido. Estas operam na mente que também opera nas sensações, fazendo uma reflexão para formar as ideias. Durante a reflexão resgatamos as impressões sensoriais passadas, combinando-as para formar abstrações e outras ideias de nível superior.
As ideias simples podem surgir tanto da sensação como da reflexão, elas não podem ser analisadas nem reduzidas a concepções ainda mais simples. As ideias complexas surgem mediante o processo da reflexão em que a mente cria ativamente novas ideias combinando