artigo
Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis
A Escola como instituição social
Pensar em escola na perspectiva da Sociologia da Educação implica pensar na relação entre educação, escola e sociedade.
A socióloga Saviani definiu educação afirmando que “o trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada individuo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens”, sendo assim é um processo de formação humana que através da educação torna os humanos em seres humanos através desse processo histórico e social.
Os seres humanos para serem humanos necessitam de um processo de humanização, histórico e social de formação humana, de educação que tem por finalidade realizar esta tarefa. Isso implica na conscientização de interpretar a realidade social e atuar sobre ela.
Os seres humanos não podem contar com a naturalidade em seu processo de desenvolvimento social e cultural, pois não é algo nato, é necessário que sejam dirigidos intencionalmente para que tal processo ocorra.
Na história da humanidade diferente e diversas formas ocorreram para instituições sociais na vida dos seres humanos, muitos estudos nos campos da sociologia e antropologia foram feitos para tal forma sociais de apropriação dos elementos da cultura nessas sociedades primitivas.
Merecem destaques as formas de processo de preparação para o trabalho a que eram submetidos os jovens aprendizes de ofícios nas sociedades pré-industriais. Segundo o autor Enguita (1989), vemos a família como principal instituição social responsável pelo processo de formação humana para a convivência naquelas sociedades, principalmente quando tratando a formação para o trabalho, inclusive muitos jovens além de sua família de origem eram encaminhados a outras famílias para a aprendizagem dos ofícios.
Em períodos históricos a família foi a principal responsável pelo