Boletim Oficial do Grande oriente
Fernando Marques da Costa
O Boletim Oficial foi criado por decreto do Grande Oriente Lusitano; de 15 de Julho de 1869. Publicaram-se quatro números antes da fusão que deu lugar á criação do Grande Oriente Lusitano Unido. O decreto de 9 de Dezembro de 1869 altera; a partir do nº 5; o seu nome definitivamente para Boletim Oficial do Grande Oriente Lusitano Unido; Supremo Conselho da Maçonaria Portuguesa. O objectivo desta nota é dar a conhecer a lista dos números publicados ao longo destes 135 anos de publicação. Esta é a lista que consegui elaborar; com base quer na minha colecção quer nas consultas que fiz em várias bibliotecas. Provavelmente estará incompleta seja por faltar a indicação de números que ainda não apareceram; seja por faltar a referência a reedições com numerações e apresentações gráficas diversas daquelas que já identifiquei. Este Boletim não é uma tarefa fácil de inventariar.
O Boletim Oficial teve várias “séries”, ainda que não formais. Trata-se apenas de grandes períodos que se distinguem entre si por determinadas características. O próprio Boletim ao publicar por duas vezes; em 1898 e 1908 breves notas históricas sobre a sua publicação define estes grandes períodos cronológicos. Nem sempre é fácil saber que números foram publicados em cada uma delas; já que a sua numeração varia de critério e anos houve em que não se publicaram todos os números; e noutros mesmo o Boletim não foi publicado.
A 1ª “série”, iniciada em 1869 durou 33 números, até Março de 1872. Nessa data, por decreto de 22 de Março de 1872, o Boletim deixa de ser publicado, como até aí, pelo Grande Oriente sendo conferida essa responsabilidade, por contrato, a uma empresa propriedade de João Guilherme da Mata e José Roberto da Silva1. A partir de 12 de Abril de 1872 o Boletim passa a ser dirigido, por decisão da Grande Loja, por A.M. da Cunha Belém. Esta 2ª “série” dura de Abril de 1872 a Março de 1880.
Em Março de