Macro
ECONÔMICOS
Famílias:
O seu objetivo ésatisfazerem as suas necessidades através doconsumo de bens. Concretizam este objetivo efetuando despesasde consumo. Para tal, utilizam o rendimento que constitui aremuneração do trabalho que prestaram àempresa, trabalhopropriamente dito ou iniciativa empresarial, salários e lucros,respectivamente.Empresas:O seu objetivo éa produção de bens que satisfaçam asnecessidades das famílias. As empresas fornecem os bens deconsumo às famílias e recebem das famílias o valor monetáriodesses bens.Com vista àprodução dos bens, utilizam trabalho das famílias: trabalho propriamente dito e iniciativa empresarial. Emcontrapartida pagam às famílias salários e lucros.
O FLUXO CIRCULAR DO RENDIMENTO
E A CONTABILIDADE NACIONAL
Os conceitos de PIB e PNB
O conhecimento adequado do nível e evolução da actividade económica de um país ou região requer algum tipo de medida agregada e quantificada do fenómeno em causa. Os dois conceitos mais utilizados de medição da actividade económica a nível agregado são o Produto Interno Bruto (PIB) e o Produto Nacional Bruto (PNB). Começaremos pois este capítulo por uma breve referência ao que se entende por cada um destes dois conceitos, muito próximos entre si, aliás.
O PIB de um dado país mede o valor total dos bens e serviços finais produzidos dentro do território desse país durante um determinado período, por exemplo um ano ou um trimestre. Esses bens e serviços destinam-se ao consumo dos particulares (famílias), podem ser adquiridos pelo Estado, podem servir como bens de investimento ou destinar-se à exportação. Porém, para simplificar a exposição, num primeiro momento consideraremos que os bens produzidos se destinam exclusivamente ao consumo privado (dos particulares ou famílias). O Estado, o investimento e as exportações e importações serão introduzidos mais tarde.
Uma economia produz uma enorme diversidade de bens e serviços, como produtos