Econonia pib
OS AGENTES ECONOMICOS
As entidades que realizam as transações econômicas são classificadas em 04 grandes categorias:
1. AS EMPRESAS;
2. AS FAMÍLIAS;
3. O GOVERNO;
4. E O RESTO DO MUNDO.
OS TRÊS AGREGADOS MACROECONÔMICOS
• O PRODUTO – corresponde ao valor total dos bens e serviços que foram produzidos pela sociedade num determinado intervalo de tempo;
• A RENDA - somatório das remunerações recebidas pelos proprietários dos fatores de produção;
• A DESPESA – é o total dos gastos efetuados pelos agentes econômicos na aquisição dos bens e serviços finais produzidos.
O Produto Interno Bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam Países, Estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.
Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário. Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.
O PIB mede duas coisas simultaneamente: a renda total gerada na economia e a despesa total com os bens e serviços produzidos na economia. A razão pela qual o PIB pode medir as duas variáveis ao mesmo tempo é que na verdade essas duas coisas são iguais. Para a economia como um todo a renda deve ser igual à despesa:
DIAGRAMA DO FLUXO CIRCULAR DA RENDA
Receita (= PIB) Despesa (= PIB)
Bens e Serviços vendidos