Conceito de Papel Social
Papel social é a maneira de se comportar que a sociedade espera de qualquer indivíduo que ocupe determinada posição (status). É o conjunto de normas, deveres e direitos que a pessoa tem ao ocupar determinado status social. Os papéis sociais são resultados de um processo de socialização, os quais podem ser conquistados ou herdados. Por exemplo, um médico deve salvar vidas, um professor deve repassar seus conhecimentos.
Relações entre Status e Papel
O status faz uma análise da estrutura baseada em níveis de abstração e o papel tende para o comportamento individual a partir de situações concretas. Por exemplo, o status de pai, que pode se aplicar o papel em três níveis: o comportamento esperado, o comportamento adotado e comportamento total, ou seja, aquele em diversos relacionamentos.
O status realça a posição ocupada por um indivíduo e o papel destaca a pessoa que ocupa tal posição.
Chinoy diz: ‘’status é a posição socialmente identificada; papel é o padrão de comportamento esperado e exigido de pessoas que ocupam determinados status’’
Características do papel
A principal característica do papel, é que ele pode ser também definido através de outros papéis, ou seja, existem os papéis e contrapapéis.
Embora a pessoa tenha um papel definido, tal papel pode sofrer variações dependendo da situação em que o indivíduo se encontra e por quem ele é visado.
Os status e os papéis existem além das pessoas que os ocupam.
Um mesmo papel pode ser desempenhado por vários indivíduos, assim como uma pessoa pode desempenhar vários papéis, isso pelo fato de que existem as variações individuais.
Para que se realize um determinado papel deve-se levar em conta três elementos que se combinam (situação, função e grupo), tendo uma diferenciação, a qual o indivíduo deve corresponder, para que realize seu papel da melhor maneira.
Níveis de comportamento
- Comportamento exigido: fundamental para o desempenho do papel. Ex: o papel de um sócio de um clube