flor
POSIÇÃO
Entende-se por “posição” a localização de uma pessoa no grupo ou organização. Uma “localização” é definida pelos direitos e obrigações que regulam a interação do indivíduo que a ocupa com os demais, de outras posições.
(Braghirolli, 1994, p. 135)
STATUS
Status se refere, em geral, à importância relativa de diferentes posições e pessoas para o grupo ou organização. Esse valor diferenciado vai refletir-se também sobre os direitos e deveres. Assim, por exemplo, atribui-se, costumeiramente, maior status ao diretor de uma empresa do que ao chefe de departamento e entende-se que o diretor deverá conhecer mais a respeito do funcionamento global da empresa e que assumirá maior parcela de responsabilidades sobre ela. (Braghirolli, 1994, p. 135)
Dividi-se em status formal e status não formal
Símbolos de status – A sociedade organizada costuma estabelecer formas de indicar quem é merecedor de maior status.
CONCEITO DE PAPEL SOCIAL
O termo papel, entretanto, é usado com maior freqüência para denotar como se espera que deva se comportar o ocupante de uma posição frente às pessoas com os quais seus direitos e obrigações o põem em contato, sentido que corresponde ao de papel prescrito. Esse conceito de papel se refere ao conjunto de componentes prescritos culturalmente para a interação da pessoa que o desempenha com os demais.
PARA DEUTSCH E KRAUSS (1974) Estabelece Três sentidos para o termo “papel”
Papel prescrito - Sistema de expectativas que existe no mundo social que rodeia o ocupante de uma posição social, referentes ao seu comportamento em relação aos ocupantes das outras posições.
Papel subjetivo – Expectativas que o ocupante de uma posição percebe como aplicáveis ao seu próprio comportamento ao interatuar com os ocupantes de outras posições.
Papel desempenhado – Comportamentos