Conceitos básicos de sociologia à luz de talcott parsons
Esse ensaio tem por objetivo a definição e discussão dos conceitos básicos de sistema social a partir dos textos “O conceito de sistema social”, “Os componentes do sistema social” e “Papel e sistema social”, escritos pelo sociólogo Talcott Parsons, em conjunto com o conto “Meu tipo favorito ou como ser surdo, mudo, paralítico, hemiplégico, cego e, contudo, feliz!”, de João Bittencourt. Utilizando o conto, mais especificamente, para exemplificar os conceitos expostos por Parsons.
2. Sistema social e seus componentes
Talcott Parsons define sistema social como “um sistema constituído por uma interação direta ou indireta entre seres humanos” (PARSONS, 1954). Essa interação tem que ser organizada, e não uma mistura desordenada de componentes. Não há, porém, um sistema social totalmente integrado nem totalmente desintegrado.
Para Parsons o conceito de sistema social é diferente do de sociedade. Qualquer tipo de interação entre dois ou mais indivíduos é considerado um sistema social. Já uma sociedade seria uma rede complexa, formada por diversos sistemas sociais relacionados e dependentes uns dos outros. Vamos exemplificar através do conto de Bittencourt:
“Não havendo impedimento de prefeito exercendo suas funções executivas do espaço, o Supremo deu ganho de causa à Maioria, e Mariana tomou posse pelo teletransmissor, dirigindo, as secretárias através do rádio, mantendo também, por meio de ondas, contato com o Legislativo e os diversos chefes políticos. (...)
Além das mensagens administrativas e informações científicas, Mariana envia, igualmente, todas as noites, recados à família, conselhos aos filhos, com os quais conversa muito, e também com o marido, de quem tem muitas saudades. Dá, ao mesmo tempo, ordens às empregadas, supervisiona os trabalhos da casa, verifica se tudo está limpo e em ordem e faz as contas no fim do mês.” (BITTENCOURT, João. 1964, A mãe que entrou em órbita, p. 73)
Veja que Mariana faz parte de vários sistemas